16 de novembro de 2009

Táticas de jogo - 2ª parte

Estratégias de Simples (Masculino e Feminino)

II - Ataque e Defesa


O Jogo de badminton é um jogo notável de dois oponentes que tentam tirar um ao outro fora de posição ou longe da sua base. Assim, jogadores sempre devem atentar para ataque e defesa quando selecionando seus golpes.

Um golpe é de valor limitado se ele resulta no oponente ganhar o rally imediatamente ou alguns golpes depois. Uma das tarefas de um técnico é identificar quando o jogador está batendo um golpe "vazio". No calor de um rally um jogador, especialmente um sem experiência, é incapaz de analisar um golpe "vazio". Talvez este conceito possa ser simplificado na quadra sendo dividido em princípios ofensivos e defensivos, primeiro para golpes por cima e depois para golpes por baixo.

1) Usando golpes por cima
1.1) Definição de zonas ofensiva e defensiva

A zona defensiva em jogo de simples vai da linha de serviço longa de duplas até a linha de fundo. A zona ofensiva vai da linha de serviço longa de duplas até a rede.

1.2) Seleção de golpes de zona defensiva

Neste princípio os seguintes golpes devem ser selecionados em ordem de preferência quando o oponente está golpeando a peteca da zona defensiva:
(a) clear defensivo
(b) drop-shot lento

Note que o drop-shot lento deve ser usado muito menos vezes do que o clear. É um golpe difícil para executar bem e, se for mal executado, quase sempre resulta na perda do rally. Um jogador deve se concentrar, então, e usar o clear nos cantos da parte de trás da quadra do oponente. Se o oponente é fraco no backhand, obviamente esse deve ser o lado selecionado para bater. Lembre-se que se o oponente é canhoto a resposta também atacará o seu backhand.

1.3) seleção de golpes de zona ofensiva

Quando estiver na zona ofensiva o jogador deve selecionar os seguintes golpes por cima em ordem de prioridade:
(a) smash
(b) drop-shot rápido

Um jogador usa o smash para ganhar rallies. Sua velocidade e colocação fazem com que seja efetivo. Assim, um jogador o usa quando está na zona ofensiva e quando em uma posição de equilíbrio para bater eficazmente. Há três lugares para direcionar o smash:
(a) sobre o oponente
(b) para a linha lateral do backhand do oponente
(c) para a linha lateral do forehand do oponente

Varie a direção: o elemento de surpresa é importante. Não bata tão forte de forma que você perca seu equilíbrio, fazendo com que qualquer resposta do oponente venha a se tomar um vencedor.

Depois de um cortada bem feita, tente avançar, freqüentemente a resposta do seu oponente será um golpe fraco na área da rede.

Mais freqüentemente ainda, o smash forçará uma devolução muito fraca que pode ser golpeada facilmente ao chão.

Geralmente, quando o jogador está em uma posição de cortada, o oponente se deslocará para o fundo da quadra, estando assim em uma posição melhor para devolver o cortada.

Neste momento, utilize o drop-shot rápido. Se for bem batido, com movimento idêntico ao do smash e chapado, até o ponto de contato, deixará o oponente "colado" ao chão esperando pelo smash que não virá.

Note que um jogador deve alternar smash e drop-shots como também a área da colocação desses golpes. Deixe seu oponente tentando adivinhar para onde irá o próximo golpe.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: