18 de janeiro de 2010

Táticas de jogo - 9ª parte

Estratégias de Duplas (Masculino e Feminino)

V - Movimento do Ataque para a Defesa

O próximo problema a considerar, é como um time se move suavemente da posição ofensiva para a posição defensiva. Para isto, vamos voltar à discussão sobre saque e devolução. Quando o saque está próximo de ser executado, ambos os times assumem posições ofensivas. Obviamente, esta situação não durará, já que cada time tenta forçar o outro a levantar a peteca.

Situação 1
Vamos assumir que o time recebendo o saque, devolve baixo e fundo no canto do backhand dos oponentes. Lembre-se do princípio de equilíbrio e desequilíbrio e você deve visualizar a seguinte situação:


Já que "B" se moveu para o canto do seu backhand para pegar a devolução do saque, "A" é forçado a se mover para o lado contrário e talvez para trás. Se "B" escolhe responder com um clear, "A" se reposiciona numa formação de defesa "lado a lado". Se "B" escolhe responder com um drop-shot ou com um smash, "A" retoma sua posição original.

Situação 2
Vamos assumir agora que o time que recebe o saque opta por uma deixada no canto do forehand dos oponentes. Aplique o princípio e deve acontecer o seguinte:


Se "A" usa um lob, "A" vai se reposicionar numa formação de defesa "lado a lado" caso contrário A volta à sua posição original. Note que o jogador que executa o lob no seu lado de forehand tem a opção de para qual lado vai se reposicionar, mas em quase todas as situações deve ir somente para trás.

Note também que o princípio de equilíbrio e desequilíbrio não deve ser tão rígido.

Freqüentemente outras variáveis como julgamento e antecipação vão alterar a equação e o jogador pode só estar preparado para se mover nas direções indicadas pelo princípio e pode acabar não se movendo até que o próximo golpe seja executado.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP

Nenhum comentário: