10 de fevereiro de 2010

Exercícios para melhorar seu jogo

O texto abaixo eu encontrei no Blogminton, do amigo Ricardo Nagato. É um texto originalmente em inglês, mas o Nagato publicou já traduzido para o português. Por isso que eu digo que o Blogminton é o melhor blog de badminton do Brasil. Vamos ao texto:

Melhore seu jogo com exercícios de badminton

Artigo extraído de http://www.articlesbase.com/sports-and-fitness-articles/improve-your-game-with-badminton-drills-1746904.html, de autoria de Chau Yap, editor do Badminton-Information.com.

Jogar muito badminton pode ajudar seu jogo, mas se você quer realmente melhorar, você precisa praticar exercícios também. Vários exercícios podem ajudá-lo a focar em alguns movimentos e golpes para ajudá-lo a desenvolver seus músculos e aumentar sua velocidade. Alguns exercícios você pode fazer sozinho, mas você também irá precisar de um parceiro para outros.

Badminton "Sombra"

O primeiro exercício é o badminton sombra, que é jogado sem peteca e com um parceiro. Deixe seu parceiro se movimentar pela quadra e dê os seus golpes (acompanhando seu parceiro) como se fosse um jogo real. Embora não haja peteca, você deve se esforçar neste exercício e jogar como se fosse um jogo de verdade.

Exercício de Rali contra a Parede

Você pode fazer este exercício sozinho e você irá precisar de uma peteca velha também. Faça seus golpes contra uma parede (com pelo menos 6 metros de altura) para fortalecer seus braços. Você pode até marcar a parede em 1,55 metros para mostrar onde a rede deveria estar. Tente acertar a peteca assim que ela rebater na parede para melhorar sua velocidade, reflexos (tempo de reação) e movimentos de punho.

Múltiplas Petecas

Um parceiro deve ter um certo número de petecas para usar nesses exercícios. Você toma sua posição em seu lado da quadra, com seu oponente do outro lado. Ele rapidamente serve para você, colocando a peteca em diversas partes da quadra para você retornar. Uma variação deste exercício tem o seu parceiro servindo para o fundo de quadra de forma que você pratique seus clears, drives e smashes. Alternativamente, você pode ficar próximo à rede para praticar uma variedade de batidas na rede.

Jogo de Simples em Meia Quadra

Este é mais como um jogo real com outra pessoa. Apenas jogue uma partida normal de simples de badminton, mas apenas em uma metade da quadra. Você pode melhorar seu trabalho de pernas e resistência com este exercício.

2 Contra 1

Contrapor você contra 2 pessoas é um ótimo exercício para melhorar sua velocidade, resistência e precisão dos golpes. Tenha 2 parceiros jogando contra você usando uma formação de ataque frente-trás (um parceiro à frente e outro atrás), de forma que você possa focar seu jogo sob pressão.

Passar algum tempo entre jogos com qualquer um desses exercícios (ou todos eles) é um tiro certo para melhorar suas habilidades no badminton e começar a ganhar mais jogos.

6 comentários:

Unknown disse...

Obrigado pela força, Ivan! É interessante observar que, pelo menos aqui no RJ, já fazíamos alguns desses exercícios há algum tempo. Ou seja, tanto no alto nível quanto no baixo nível (nós, heheh) os tipos de exercício se assemelham. O importante é muita repetição e dedicação.
Abraços!
Nagato

pedro ivo disse...

muito bom esse artigo!o dois contra um agente já fazia hein!!!abração

Ivan Daniel disse...

Nagato,
é isso mesmo, repetição e dedicação.
Abraço.

-------------------------------------

Pedro,
ontem eu fiz aqui, comigo jogando sozinho. Mais uma vez a terça foi um fiasco. Só os iniciantes que salvaram a noite.

pedro ivo disse...

ixi...já te falei rapá...acaba com o badminton aí em casa pros veteranos e forma uma turma de iniciantes pra ti!hehe..

Ivan Daniel disse...

Uma segunda geração da Equipe de Badminton Elite? Hum... é uma boa idéia.

pedro ivo disse...

então...só que agora com a técnica correta,com exercícios corretos...um time B da Elite...rsrsrs...