10 de abril de 2010

Táticas de jogo - 17ª parte

Estratégias de Duplas Mistas

VII - Jogo Defensivo - Tarefas da Mulher


Jogo defensivo em duplas mistas é definido como sempre que o time adversário está em uma posição de bater para baixo da rede. O resultado disto é jogo de rede e a mulher fica numa posição de proteger o rosto da peteca.

A peteca nunca deve ser levantada em mistas, exceto em emergências. Se você precisa levantar, tente fazer isto alto e fundo num dos cantos. A mulher deve se posicionar um pouco atrás da linha de saque frontal diagonalmente à cortada. Por causa da maior distância na diagonal, a posição dela é a mesma distanciada do parceiro.

Se ela for capaz, deve se abaixar e deveria devolver com um bloqueio por cima. Se ela não for rápida o suficiente para isso, ela deve recuar mais, até a linha lateral na diagonal da cortada, de costas para a linha lateral rebatendo com forehand ou backhand de acordo com o lado da quadra que estiver.

Se ela está na posição "frente", ela é responsável pela cortada e o máximo da área de largadas que ela puder. Se ela está na posição "atrás", é responsável pelas cortadas, as net-shots na frente dela e os golpes chapados na direção dela.

Para todos os efeitos, um saque longo deve ser tratado como uma levantada alta e funda. Qualquer que seja o caso, sempre cubra o máximo de área possível a partir da linha lateral numa cortada ou largada e devolva a peteca com uma largada de rede ou um golpe chapado.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP

Nenhum comentário: