15 de agosto de 2009

Conheça o Badminton

O Badminton é um esporte individual ou de duplas, semelhante ao Tênis, praticado com raquetes e peteca, existente há mais de 2000 anos. É o segundo esporte mais praticado no mundo, sendo o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 350 km/h em um "smash".

A peteca oficial de Badminton tem dezesseis penas de ganso, que pesam apenas cinco gramas e geralmente não duram mais que 5 "rallys" por partida. A peteca, para o nível amador, é feita de nylon e geralmente tem uma cor amarelo limão. A rede fica a 1,55 metros do chão nas linhas laterais, e 1,524 no meio.

É normalmente disputado em quadras cobertas, sendo a quadra dividida por uma rede. O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a peteca sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. Aquele que deixar a peteca cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a peteca para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem serve, e é esse que ganha o ponto. O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o "game". O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 20 a 20 o "game" é prolongado para 22 pontos, caso empatem em 21 a 21 o "game é prolongado para 23 pontos e assim até os 30 pontos máximos. O jogo tem duração máxima de três "games", o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os "games" e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha quem vencer 2 "games".

Apesar da quadra de Badminton ser menor que uma de Tênis, a distância percorrida por um jogador de Badminton pode ser muito maior. Neste desporto, a força, a velocidade, a agilidade, os reflexos e a resistência são essenciais.

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o segundo lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo. Também conta com praticantes na Europa, na Américas do Norte, Central e do Sul.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: