16 de dezembro de 2009

Táticas de jogo - 5ª parte

Estratégias de duplas (Masculino e Feminino)

Note que nenhuma diferenciação é feita entre duplas masculinas e femininas. Em ambas as modalidades se aplicam os mesmos princípios básicos.

Duplas em badminton pode ser o jogo mais excitante de todos se bem jogado por ambos os times envolvidos. Porém, frequentemente se degenera em dois jogadores que monopolizam o jogo sob a impressão de que eles estão explorando seus pontos fortes e encobrindo as "óbvias" deficiências de seus parceiros.

Um time tem pontos fortes e pontos fracos, mas um time é composto de dois jogadores que atuam JUNTOS. Não é composto de um jogador com uma vantagem acentuada.

Desta forma, a seleção de golpes e estratégias por um time não deve ser desprezada em nenhum nível de jogo.

As táticas para o jogo de duplas - quer de homens quer de mulheres - devem ser discutidas sob esses seis títulos:
I - Serviço
II - Recepção do Serviço
III - Jogando na Ofensiva
IV - Jogando na Defensiva
V - Movimento do Ataque para a Defesa
VI - Movimento da Defesa para o Ataque

I - Serviço

Embora para o nível inicial não se requeira um conhecimento do "saque de efeito" - ou seja, um saque que começa igual ao saque curto e então vai fundo na quadra por causa de uma "explosão" súbita do pulso - todos os jogadores de duplas acham esta variação de saque essencial.

A qualquer hora em badminton, em qualquer golpe, você tem que ter pelo menos um golpe alternativo ou seu oponente sempre estará no lugar certo no momento certo. Então, quando servindo, desenvolva a habilidade para: a) sacar curto, rente ao topo da rede, caindo a peteca bem na junção da linha de saque com a linha de central do oponente; b) sacar de efeito para o fundo da quadra do oponente.

Se estes dois saques são executados sempre nos pontos certos de queda e cuidadosamente alternados, você estará bem. Em níveis melhores de jogo o saque curto é usado muito mais frequentemente.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: