31 de maio de 2010

Vídeo - individual (França x Olinto)

Depois de ministrar o I Curso de Badminton no Meio do Mundo, o Prof. Luiz de França foi pra quadra, mesmo cansado, bater uma peteca com alguns praticantes que participaram do curso.

Luiz de França x Olinto



Local: Ginásio Paulo Conrado Bezerra

27 de maio de 2010

Mais uma escola

No começo de março desse ano nós fizemos uma demonstração de badminton em uma escola particular bastante conceituada aqui em Macapá, e o resultado foi bom. Agora outra escola particular daqui de Macapá, também bastante conceituada, solicitou uma demonstração de badminton para seus alunos. Dessa vez foi o Centro de Ensino Podium, através do Prof. de Educação Física Michel.

Infelizmente, por motivo de tempo, nenhum praticante de badminton pode ir à escola, não havendo possibilidade de uma demonstração. Mas como o Prof. Michel já conhecia o esporte, por ter frequentado um dos nossos locais de prática, o Prof. Aldir emprestou algumas raquetes e petecas, e o que ocorreu foi um contato direto dos alunos com o badminton, orientados pelo próprio Michel.



Esse contato com o badminton, nas aulas de Educação Física do Prof. Michel no Podium, vem acontecendo desde a semana passada, e está havendo uma boa aceitação por parte dos alunos. Um detalhe importante relatado pelo professor é o fato de alguns alunos que não gostavam de praticar outros esportes, não participando efetivamente das aulas, terem adorado o badminton e passado a participar.

Agora está nas nossas mãos ajudar a implantar e desenvolver a prática do badminton no Centro de Ensino Podium, dando o suporte necessário para as aulas do Prof. Michel, não só com o material, mas também com nossa presença lá. Parafraseando o ditado popular, um Aldir só não faz verão.

24 de maio de 2010

Badminton na Universidade Federal do Amapá

Da comunidade do badminton amapaense no orkut chega uma ótima notícia através do estudante de Educação Física Danylo Costa. Ele é acadêmico do 3º semestre lá na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, e diz que depois do I Curso de Badminton no Meio do Mundo houve uma grande procura pela prática do esporte dentro da instituição, e em virtude disso o badminton passará a fazer parte de um projeto de extensão da universidade.

Para que isso ocorra, disse Danylo, será necessário a formação de monitores, entre os acadêmicos de Educação Física, que planejarão toda a metodologia de ensino do badminton e seus respectivos métodos de aprendizagem, no intuito de difundir o esporte no contexto amapaense, proporcionando o esporte educacional e o esporte de rendimento, perfeitamente correlacionados à praticabilidade do badminton.

É uma notícia excelente que nos enche de esperança. Essa grande conquista se deve ao esforço individual do Prof. Aldir Dantas, pioneiro do badminton aqui na região Norte, que sempre trabalhou de coração pelo esporte e tem meu total apoio e admiração. "E tome badminton!"

20 de maio de 2010

O verdadeiro badminton no meio do mundo

Finalmente, conforme eu havia prometido neste post, o vídeo histórico da primeira vez que o badminton é jogado sobre a Linha do Equador. Imaginem uma partida de badminton acontecendo nos dois hemisférios do planeta ao mesmo tempo, com a peteca passando de um hemisfério para outro, Norte e Sul. Pois bem, isso pode acontecer aqui em Macapá, no Amapá. Literalmente um badminton no meio do mundo!

Luiz de França, Aldir, Augusto e Ataíde foram os protagonistas desse momento histórico pro badminton amapaense, pro badminton brasileiro, e por que não pro badminton mundial? Não tenho conhecimento e nem encontrei nenhuma notícia na internet de algo semelhante, um jogo de badminton sobre a Linha do Equador. Um detalhe curioso no vídeo é que o França está sempre no hemisfério Sul, coincidentemente o lado do planeta onde ele mora. Praticamente todo o Brasil está localizado abaixo da Linha do Equador, no hemisfério Sul (vide imagem ao lado). Macapá é cortada pela Linha do Equador, mas a maior parte da cidade está localizada no hemisfério Norte.



Local: monumento Marco Zero do Equador, em Macapá - Amapá, Brasil.

14 de maio de 2010

Badminton em Manaus

Na semana passada estive em Manaus, no Estado do Amazonas. Pelo que eu sei, e o Sr. Google também me diz isso, lá não há prática do Badminton. Não havia. A Escola Nilton Lins, através do Prof. de Educação Física Harlei, abriu espaço para uma demonstração do esporte aos seus alunos, depois que o praticante amapaense de badminton Pedro Ivo, atualmente residindo em Manaus e cursando graduação superior no Centro Universitário Nilton Lins, procurou o departamento esportivo da instituição de ensino no intuito de conseguir local e horário para iniciar a prática do badminton no meio da Floresta Amazônica.

Antes nos foi pedido para fazer a marcação de uma quadra oficial de badminton, o que mostra o real interesse da escola na implantação do esporte. Pena que tivemos que marcar com fita, e só levamos uma cor (amarela), e foi exatamente a cor do piso que encontramos pra marcar. A quadra de badminton não ficou destacada, mas isso não prejudicou a demonstração. Acredito que esta seja a primeira quadra de badminton em Manaus. Corrijam-me se eu estiver errado, amigos manauaras.


(Eu e o Pedro marcando a quadra, e depois com o Prof. Harlei)


(Pedro começando a falar do esporte e os alunos ouvindo atentos)


(O primeiro contato direto com o badminton)


(Já na quadra, Pedro orientando os alunos)


(A turma do dia anterior, voltando pro badminton fora do horário de aula. Será que gostaram?)

Além da demonstração, houve um convite ao Pedro para criar e participar de um projeto com o badminton. O Grupo Nilton Lins de Manaus tem tradição no incentivo à pratica esportiva, e, definitivamente, esta instituicao de ensino leva a sério o esporte, seja ele tradicional ou pouco conhecido no Brasil.

Fico feliz de ter participado de mais um momento ímpar para o badminton da Região Norte. Há menos de um mês realizamos o I Curso de Badminton no Meio do Mundo, com a presença especial do Prof. Luiz de França, ex-técnico da seleção brasileira de badminton, medalha de bronze no Pan do Rio, em 2007. Agora estamos ajudando um Estado vizinho a dar os primeiros passos para um grande futuro no badminton. Eu acredito nisso.

10 de maio de 2010

História do Badminton no Amapá - 4ª parte

por Aldir Dantas

O I Curso de Badminton no Meio do Mundo, muito esperado e muito falado entre os praticantes, foi um sucesso. Mas deu muito trabalho, e o pior, trabalho centralizado. No início falava-se que todos trabalhariam em conjunto em prol do curso. Enfim, entre trancos e barrancos, saiu o curso, muito bom por sinal. Aproveito e venho agradecer aos principais colaboradores:

Médico Jaci Amanajás - que doou uma das passagens;
Marcos - que doou a outra passagem;
Frota - que doou a estadia;
Tiago - que fez algumas viajens à UNIFAP (uma delas comigo) e à UVA;
Alfredo - que foi à UVA;
Augusto - que fez inscrições na UNIFAP e foi ao CEAP;
Ataíde - que foi ao CEAP;
Silvio - que forneceu parte do material utilizado (canetas, pastas, papel);
Andre - que confeccionou o cartaz e o certificado;
Ramid - que imprimiu alguns cartazes;
Ivan Felipe - que deu uma força com o data show no dia do curso;
Almir - que saiu às compras no dia do curso (pois faltou material);
Sedel - que forneceu o auditório para o evento;
Bené, do Paulo Conrado - que cedeu o ginásio para a realização do evento (cancelando algumas programações que teriam no final de semana);
Valdênya - que foi à FAMA e ao CEAP fazer inscrições inscrições, ficou como secretária nos dias do curso (recolhendo assinaturas, entregando o material);
Ivan Daniel - que além de incentivador, foi ao CEAP, divulgou no blog, foi pegar o França no hotel, conseguiu o Data Show e se empenhou para trazer o curso;
LUIZ DE FRANÇA - que doou o curso (ministrando de graça), mesmo perdendo dinheiro (pois o mesmo deixou de participar de um torneio em São Paulo);
DEUS - por me dar força para trabalhar;
TODOS - que se inscreveram e curtiram o "show de peteca" que foi o curso, e a alguém mais que ajudou que nesse momento eu não tenha lembrado.

6 de maio de 2010

Daniel Paiola

sábado, 1 de maio de 2010

Blog Londres 2012 já começou faz grande post sobre Daniel Paiola

O blog Londres 2012 já começou, do Guilherme Giorgi, colocou ontem um grande post sobre o atleta de badminton Daniel Paiola. O post destaca principalmente o fato de Daniel ser o grande nome da nova geração pós Pan 2007 e maior esperança para ir aos Jogos de Londres 2012. Confiram o ótimo texto em http://brasilemlondres2012.blogspot.com/2010/04/grande-daniel-paiola.html.

Surrupiado do Blogminton, do amigo Ricardo Nagato.

3 de maio de 2010

Maratona Olímpica

O blog CataBlogando Saberes, do Prof. de Educação Física no Rio Grande do Sul, Max Martins, está fazendo uma série de postagens sobre os esportes olímpicos, e o primeiro foi o badminton. Vale a pena conferir o que o Max falou do nosso esporte favorito, numa bela formatação de texto e imagens. Ao final da postagem ele citou o Badminton no meio do mundo como fonte para pesquisa do esporte, indicando sua leitura. Valeu, Max!

Para ler a postagem sobre Badminton clique aqui.