31 de outubro de 2015

Sonho olímpico

O sonho de participar dos Jogos Olímpicos não é necessariamente exclusivo do atleta. Aqui no "meio do mundo" temos alguém sonhando, e correndo atrás da realização, que não quer ir para nenhuma disputa esportiva, mas sim para arbitrá-las.

Aldir Dantas, nosso juiz de linha internacional de badminton, atuou recentemente no XXX Brazil International Badminton Cup (veja aqui), e deu mais um passo para estar presente nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. E o próximo passo será no Yonex Grand Prix Brazil, no Rio, final de novembro.

Parabéns, Prof. Aldir! Estamos juntos na torcida!

Prof. Aldir Dantas atuando no XXX Brazil International Badminton Cup, em 2015.

29 de outubro de 2015

UEAP interno

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amapá - UEAP está de parabéns! Muito legal receber imagens das quadras cheias no dia de prática/treino interno da instituição.

Badminton da comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amapá

27 de outubro de 2015

Depois do treino

Já é selado! Terminou o treino de toda segunda-feira, da equipe Elite + convidados, na quadra do blog, todos vão embora e ficamos eu e o Gil pra bater aquela peteca esperta (na verdade peteca "cansada" rsrsrs...).

Confiram alguns registros:


.

25 de outubro de 2015

Deu Brasil

Terminou hoje a histórica 30ª edição do Brazil International Badminton Cup, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo-SP, e os resultados foram fantásticos para o Brasil. Estivemos em todas as finais, contra adversários fortes da Europa e das Américas.

Foram 6 medalhas no total, sendo 3 de ouro, com Ygor de Oliveira (SM), Lohaynny / Luana Vicente (DF), e Hugo Arthuso / Fabiana Silva (DX), 2 de prata, com Hugo Arthuso / Daniel Paiola (DM), e Fabiana Silva (SF), e 1 de bronze, com Rafael Lajusticia / Estefane Ventura (DX).

Sem dúvida nenhuma o maior destaque brasileiro, e da competição, foi a vitória que valeu o ouro para o Ygor na Simples Masculina em cima do guatemalteco bi-campeão pan-americano e melhor jogador das Américas no ranking mundial, Kevin Cordón. Assista abaixo a um vídeo dos últimos pontos da partida, publicado pela Associação Miratus de Badminton em seu canal no YouTube, e tente não se emocionar. Principalmente no final, quando o Ygor abraça seu pai e grande mentor, Sebastião Dias de Oliveira.


Parabéns a todos os atletas, técnicos e Confederação Brasileira de Badminton - CBBd pelas grandes conquistas para o badminton brasileiro.

Confira o resultado final clicando aqui.

23 de outubro de 2015

Brazil International

Começou na última quarta-feira, 21/10, a 30ª edição do Brazil International Badminton Cup, na cidade de São Paulo-SP. Além dos melhores atletas do Brasil, o torneio reuniu vários atletas estrangeiros de alto nível, sendo 69 inscritos no total, incluindo o bi-campeão pan-americano e melhor do ranking mundial nas Américas, o guatemalteco Kevin Cordón.

E o Amapá está presente na competição, não dentro das quadras, mas desempenhando um papel importante fora delas. O Professor Aldir Dantas, juiz de linha internacional, foi convocado e está lá atuando na arbitragem do evento. Este é mais um passo para a sua tão sonhada participação nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

Parabéns, Aldir! Boa sorte e bom desempenho! Estamos juntos torcendo pela realização do seu sonho! Ele é nosso também!

Acompanhe a tabela de jogos e os resultados aqui.

21 de outubro de 2015

Bem-vindos, vizinhos!

Depois do Estado do Tocantins (veja aqui), agora foi a vez do Estado do Amazonas receber o aval de filiação à Confederação Brasileira de Badminton - CBBd (veja aqui). Com isso, somos hoje 18 federações filiadas, e o Amapá não está mais sozinho na região Norte.

Parabéns, Federação Tocantinense de Badminton - FTBAD! Parabéns, Federação Amazonense de Badminton - FABd! Sejam muito bem-vindas! A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP comemora junto com vocês!

18 de outubro de 2015

Novo recorde

Foi quebrado, em uma disputa de duplas femininas no aberto da Dinamarca 2015, o recorde de rally mais longo na história do badminton. Impressionantes e cansativos 4 minutos e 31 segundos. Assistam ao vídeo abaixo:



(Comentário meu: ás vezes me pareceu meio proposital o rally... sei lá... mas pra quem está vendo de fora é diferente, sei que lá dentro o jogo é outro.)

15 de outubro de 2015

Mapa do badminton

Vejam só o que acaba de ser lançado: um site que vai mapear o badminton no Brasil! Nele vamos poder ficar sabendo onde jogar, onde treinar, escolinhas, federações, e muito mais. Sensacional a iniciativa! E o melhor é que nós vamos colaborar com esse mapeamento. Não é bacana isso? 

Quem está à frente da ação é o projeto "Descubra o Badminton", da comunidade virtual Badminton Brasil, no Facebook, que conta com o apoio da Federação Mundial de Badminton - BWF e da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd.

Confiram abaixo a descrição e o endereço do site:

"O site descubraobadminton.com.br/onde-jogar foi criado para divulgar os principais locais que oferecem a prática do esporte no Brasil e facilitar a identificação desses locais por jogadores (profissionais e amadores), e por pessoas que queiram iniciar a prática do esporte. Além de descobrir os locais onde pode jogar, você ainda tem a oportunidade de contribuir cadastrando um local onde saiba que já se pratica o Badminton, incluindo horários e dias das aulas. Vamos juntos mapear nosso esporte favorito no Brasil?"

13 de outubro de 2015

Feriado também é dia

Segunda-feira 12 de outubro, feriado nacional emendado com o final de semana, todo mundo querendo descansar? Nem todos! Porque sempre tem quem não deixe a peteca cair. Ainda bem, né?

Alguns registros do fim do treino, na quadra do blog:


Gil Torres / Valdomiro Pereira x Alexandre Cavalcante / Pedro Melém
.

Gil Torres x Alexandre Cavalcante
.

Gil Torres x Valdomiro Pereira
.

Gil Torres x Ivan Daniel Amanajás

10 de outubro de 2015

Curtinhas XVIII

Seleção de notícias retiradas do site da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd:

Luiz de França
Projeto Brasileiro é escolhido para receber fundos de pesquisa da BWF.
Saiba mais clicando aqui.

Campeonato Brasileiro
1º Campeonato Brasileiro será realizado em dezembro, no Rio de Janeiro.
Saiba mais clicando aqui.

Bem-vindo, Tocantins!
Tocantins é a nova federação filiada à CBBd.
Saiba mais clicando aqui.

Medalhas
Brasil fatura Ouros e Pratas no Série Internacional da Colômbia.
Saiba mais clicando aqui.

Aldir Dantas do Amapá
Lista de juízes de linha que irão atuar no XXX Brazil International é divulgada pela CBBd.
Saiba mais clicando aqui.

7 de outubro de 2015

Pará Open

Nos próximos dias 07 e 08 de novembro acontecerá o primeiro torneio aberto de badminton do Estado do Pará, na capital Belém. O "Pará Open" marcará um grande momento para o badminton brasileiro na região Norte porque poderá contar com a participação de atletas de vários Estados, como do Amazonas e do Tocantins, que estão em fase de expansão e formalização da modalidade, e do Maranhão e do Amapá, que já possuem federações filiadas à Confederação Brasileira de Badminton - CBBd.



Você pode ver todas as informações sobre o evento, ler a carta convite, e fazer a sua inscrição clicando no link abaixo:

5 de outubro de 2015

2 contra 1

Às vezes é melhor ficar calado. Por quê? Bom, vou contar uma história pra vocês:

No começo do treino falei que a dupla Saulo e Ramid era a mais fraca da noite. Mas no final do treino essa dupla "mais fraca" venceu a minha, com o Gil, de 2x0. A alegria deles foi tão grande de estarem na frente no placar que ficaram fazendo gracinhas e piadinhas a cada ponto conquistado, até fecharem o segundo game, quando atingiram o ápice da gaiatice me lembrando que no começo da noite eu os havia classificado como os "mais fracos".

Beleza, era melhor eu ter ficado calado. Só que o meu parceiro na dupla, inconformado com a derrota e não querendo mais ouvir os comentários deles, resolveu desafiá-los sozinho, numa partida de um game, 2 contra 1.

O resultado? Era melhor eles terem ficado calados também. Confiram no vídeo abaixo:



Atletas: Saulo / Ramid x Gil
Placar: 19 x 21
Local: quadra do blog "Badminton no meio do mundo
Data: 05/10/2015

3 de outubro de 2015

Pará e Amapá em quadra

Estive no último final de semana na cidade de Belém-PA, e, como não podia deixar de ser, combinei de entrar em quadra com os parceiros do badminton paraense e bater aquela peteca esperta, mesmo estando com o tempo apertado por ser uma viagem curta, de apenas dois dias de estadia.

Como também estariam na cidade mais dois ou três atletas do badminton amapaense, o que seria recreação se transformou num "desafio Pará x Amapá", que na realidade foi uma grande confraternização de fortalecimento de vínculos e união pelo badminton em nossa região.

Confira as imagens:

Desafio Pará x Amapá de Badminton, AABB de Belém, 27/09/2015.



.
Desafio Pará x Amapá de Badminton, AABB de Belém, 27/09/2015.

.
Desafio Pará x Amapá de Badminton, AABB de Belém, 27/09/2015.
.
Desafio Pará x Amapá de Badminton, AABB de Belém, 27/09/2015.
.



Agradeço ao amigo e parceiro Jonas Batista pela boa receptividade de sempre, e pela bela ideia de organizar mais esse grande momento pro badminton do Norte do Brasil. Por mais informal que tenha sido, um intercâmbio de experiências pra quem vive em nossa região é muito bem-vindo.

Obrigado aos meus companheiros atletas Marcos Alcolumbre e Augusto Dantas, que prontamente se disponibilizaram a estarem presentes.

Valeu!

1 de outubro de 2015

ENABAD 2015

.
Começa amanhã, 02/10, e vai até 04/10, na cidade de João Pessoa-PB, mais uma edição do Encontro Nacional de Badminton (ENABAD). Serão 3 dias onde representantes de todas as federações estaduais, dos atletas, da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd e convidados, discutirão todos os temas relevantes e tudo o que acontece na modalidade.

Pelo Estado do Amapá estará presente o árbitro nacional, professor, técnico e tutor de badminton pela CBBd, Valdomiro Pereira, vice-presidente da Federação de Badminton do Amapá - FEBAP.

Que seja mais um momento proveitoso e de definição de grandes avanços para o badminton nacional. Bom evento a todos!

22 de setembro de 2015

Parabéns, paratletas!

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP, em nome da Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência - AAEPED, homenageia nossos paratletas tucujus* reproduzindo aqui no blog uma bela mensagem da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd pelo Dia do Atleta Paralímpico.



.
"Sempre devemos acreditar que os verdadeiros super heróis são de carne e osso. Não temos nenhuma dúvida quanto a isso, pois exemplos de força e coragem ao longo do tempo nos são muitos. Você, guerreiro ou guerreira, que luta sem receios pelos seus ideais paralímpicos, queremos expressar nossa admiração e dizer que são um orgulho tê-los conosco, rumo a 2020."

22 de setembro, dia do atleta paralímpico.

Francisco Ferraz de Carvalho
Presidente da CBBd


* Os Tucujus foram a primeira etnia indígena que habitou o Estado do Amapá.

14 de setembro de 2015

Hoje tem Elite

Segunda-feira é dia de treino da Equipe Elite + convidados na quadra do blog Badminton no meio do mundo, pra começar bem a semana!

Equipe Elite de Badminton + convidados, em uma quadra particular de Macapá-AP.

11 de setembro de 2015

Homenagem

No Dia Nacional do Árbitro, reproduzo aqui no blog a justa homenagem do Presidente da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd a esses valiosos profissionais.

Parabéns aos árbitros de badminton do Amapá!



Aos profissionais que endossam a melhor jogada, no correto ponto,  nossas homenagens pelo seu valoroso dia.

Francisco Ferraz de Carvalho
Presidente da CBBd

5 de setembro de 2015

JEJ 2015 - 2º dia

Não deu. O badminton do Amapá está fora dos Jogos Escolares da Juventude 2015, categoria 12-14 anos, em Fortaleza-CE. Nossos atletas foram eliminados hoje, no segundo dia da competição, por adversários ranqueados e/ou que estavam vindo de vitórias no primeiro dia. Veja abaixo como foi:

Começamos o dia disputando a Simples Masculina, com o atleta Italo Pelaes sendo derrotado por um atleta do Distrito Federal (21-14 e 21-17).

Logo após veio uma disputa na Simples Feminina, com a atleta Ana Beatriz Castelo sendo derrotada por uma atleta do Mato Grosso (21-4 e 21-6).

Depois, nas Duplas Masculinas, os atletas Italo Pelaes e Pedro Melém foram derrotados por uma dupla do Rio Grande do Sul (21-9 e 21-9).

Por último, nas Duplas Femininas, as atletas Ana Beatriz Castelo e Beatrice Pacheco foram derrotadas por uma dupla do Piauí (21-3 e 21-1).

Mesmo com os resultados negativos, e as dificuldades impostas, nossos atletas estão de parabéns pela participação representando o Estado. Obrigado pelo empenho para vencerem a seletiva estadual, pelo empenho e tempo dedicados aos treinamentos antes da viagem, pelo empenho de enfrentarem uma viagem de véspera, indo praticamente do aeroporto para a quadra, e obrigado aos pais e ao técnico da delegação por terem apoiado e incentivado esses 4 jovens atletas do badminton amapaense.

4 de setembro de 2015

JEJ 2015 - 1º dia

Sem o devido descanso, após uma noite viajando para chegar no começo da manhã no local da competição, nossos aletas de badminton não tiveram um bom primeiro dia nos Jogos Escolares da Juventude 2015, categoria 12-14 anos, em Fortaleza-CE. Perdemos em todas as disputas.

Começamos ainda pela manhã, numa disputa de Simples Masculina, onde nosso atleta Pedro Melém foi eliminado por um atleta do Maranhão (21-15 e 21-11).

Depois vieram as Duplas Mistas. Num jogo disputadíssimo, nossos atletas Pedro Melém e Beatrice Pacheco foram eliminados por uma dupla de Sergipe (22-20 e 22-20). E os nossos atletas Italo Pelaes e Ana Beatriz Castelo foram eliminados por uma dupla do Rio Grande do Sul (21-5 e 21-7).

No último jogo desse primeiro dia, pela Simples Feminina, nossa atleta Beatrice Pacheco foi eliminada por uma atleta do Espírito Santo (21-5 e 21-14).

Amanhã, no segundo dia de competição, entraremos novamente em quadra para disputas de Simples Masculina e Feminina, e de Duplas Masculinas Femininas.

Vamos torcer para que haja tempo hábil de recuperação física e mental de nossos atletas, e até espiritual, pois não é fácil para o corpo, para a mente e nem para a alma passar por um desgaste desnecessário de uma viagem muito mal programada pelo Governo do Estado do Amapá, através de sua Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - SEDEL.

Abaixo, os links para as tabelas de jogos e resultados.

Vamos torcer!

Começa hoje a competição de badminton nos Jogos Escolares da Juventude 2015, categoria 12-14 anos, em Fortaleza-CE. Veja abaixo, ao clicar nos nomes, as tabelas de jogos e resultados de cada um dos nossos representantes:


Desejamos boa sorte aos nossos atletas amapaenses na competição. Que tenham tranquilidade em quadra para desenvolver o que sabem e treinaram, provocando falhas nos adversários, percebendo e explorando seus pontos fracos e, principalmente, aproveitando as oportunidades de ponto.

2 de setembro de 2015

O Amapá do absurdo

Estado do Amapá, região Norte do Brasil, ano de 2015, véspera da realização dos Jogos Olímpicos no país.

Depois de não ajudar com absolutamente nada a Federação de Badminton do Amapá - FEBAP a realizar a competição estadual dos Jogos Escolares de 12 a 14 anos, (veja aqui e aqui) de responsabilidade do Estado, não pagando nem os honorários dos profissionais da arbitragem, e depois disso não fazer a gentileza de convidar a FEBAP para a cerimônia de entrega de medalhas aos atletas campeões (veja aqui), eis que o Governo do Amapá, através de sua Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - SEDEL, demonstra novamente não ter nenhum respeito e compromisso com a nossa modalidade esportiva.

Enquanto atletas de outras modalidades já estão chegando em Fortaleza-CE para os Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos, os atletas do badminton amapaense chegarão apenas na manhã de sexta-feira, 04/09, e a competição começa na mesma manhã de sexta-feira, 04/09.

Com isso, o técnico da delegação de badminton não participará do congresso técnico da competição, marcado para o dia 03/09, que é o momento onde são definidas as tabelas de jogos, as formas de disputas e todas as dúvidas ou casos omissos são dirimidos, e os atletas correm o risco de nem conseguirem fazer o credenciamento para a competição, e, consequentemente, perderem por WO (sigla para "vitória fácil", ou "sem oponente").

E se conseguirem fazer o credenciamento, fica a pergunta: em que condições físicas e mentais entrarão em quadra 4 adolescentes menores de 14 anos depois de uma madrugada inteira viajando por irresponsabilidade, ou até mesmo descaso, de quem deveria cuidar do seu conforto e tranquilidade? Porque de Macapá-AP até Fortaleza-CE existe uma boa distância a ser vencida e aeroportos a serem percorridos, entre escalas e/ou conexões.

O pior disso tudo é o estrago no psicológico de garotos cheios de sonhos e vontade de representar o Amapá pelo esporte que escolheram praticar, numa competição nacional integrante do ciclo olímpico brasileiro, tendo dedicado grande parte do seu tempo nos últimos meses aos treinamentos para vencerem a seletiva escolar estadual, e, depois de merecidamente conquistarem as vagas, perderem essa oportunidade, ou não conseguirem se apresentar bem, porque o Estado "não planejou" corretamente a viagem.

Alguém na SEDEL deve responder por essa péssima "escolha" de dia e horário de viagem para os nossos jovens atletas de badminton nos Jogos Escolares da Juventude 2015. As escolas e os pais precisam cobrar uma explicação.

---------------------------------------
Atualização:

Veja nos links abaixo as consequências do absurdo descrito acima.

JEJ 2015 - 1º dia
JEJ 2015 - 2º dia

30 de agosto de 2015

Reportagem das irmãs Vicente

Não assistiu à reportagem especial do Esporte Espetacular hoje contando a história das irmãs Luana e Lohaynny Vicente? Não se preocupe, abaixo vai o link pro vídeo na íntegra, é só clicar.

28 de agosto de 2015

Badminton no Esporte Espetacular

A maior rede de televisão do Brasil, a TV Globo, exibirá neste domingo, 30/08, em seu tradicional programa esportivo matinal, o Esporte Espetacular, uma matéria especial com as irmãs e atletas da seleção brasileira de badminton Luana e Lohaynny Vicente, medalhistas nos últimos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Canadá. Imperdível!

Lohaynny e Luana Vicente. (Foto: CBBd)

25 de agosto de 2015

Novo adiamento

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP informa que está adiada, mais uma vez, a realização da 2ª etapa do V Campeonato Amapaense de Badminton, que aconteceria no próximo sábado, 29/08. Pedimos desculpas aos atletas e entidades que já haviam solicitado inscrições, e faremos o possível para, em breve, definir e divulgar a nova data da competição.

Ivan Daniel Amanajás
Presidente/FEBAP

23 de agosto de 2015

Clínica em Belém

Aconteceu na última sexta-feira, 21/08, uma clínica de badminton no clube Assembleia Paraense, em Belém-PA. É o clube social mais tradicional do Estado do Pará, que oferece diversas modalidades esportivas aos seus sócios e realiza ou participa de diversas competições, podendo se configurar num grande pólo de desenvolvimento do badminton na região Norte.

E qual a relação da clínica em Belém com o badminton do "meio do mundo"? Bom, além de ser em um Estado vizinho, com o qual temos fortes ligações culturais e históricas, quem ministrou as aulas foi o atleta Jonas Batista, federado aqui pelo Amapá (veja aqui e aqui), e que está fazendo um grande trabalho pela difusão da modalidade ainda "desconhecida" pelos paraenses, principalmente da capital.

Jonas iniciou esse trabalho há alguns anos no município de Santarém, no Oeste do Pará, e agora, residindo na região metropolitana de Belém, está dando passos mais firmes rumo à definitiva implantação da prática do badminton com a consequente criação da Federação Paraense de Badminton (FEPAB). Prova disso foi a criação da primeira escolinha de badminton em Belém, momento histórico do qual pude fazer parte e divulgar no blog (veja aqui, aqui e aqui).

Outra relação do badminton do "meio do mundo" com a clínica ministrada pelo Jonas em Belém foi a participação do nosso atleta Marcos Alcolumbre, que estava no Pará no período da clínica e, sendo sócio do clube, não poderia ficar de fora, representando a todos nós naquele momento importante.

Veja abaixo algumas imagens da clínica de badminton na Assembleia Paraense:

Clínica de Badminton no clube Assembleia Paraense, em Belém-PA, 21/08/2015.


.
Marcos e Jonas, na Assembleia Paraense, em 21/08/2015.

Outras imagens no site do clube.

17 de agosto de 2015

Premiação JEAPs 2015

Sem a presença das federações esportivas, o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - SEDEL, realizou na última sexta-feira, 14/08, a cerimônia de premiação dos atletas campeões dos Jogos Escolares do Amapá 2015. Foram entregues medalhas para as equipes e atletas classificados em cada modalidade para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2015, 12-14 anos, que acontecerá na primeira quinzena de setembro na cidade de Fortaleza-CE.

Campeões no badminton dos JEAPs no masculino e feminino, 12-14 anos.


A atitude nada cordial e desrespeitosa da SEDEL vai de encontro a todo o esforço que as federações anualmente fazem para realizarem as competições escolares para o Governo do Estado, e às vezes sem nenhum apoio, como foi o caso da Federação de Badminton do Amapá - FEBAP. Isso mesmo! A FEBAP não recebeu este ano nenhum apoio para a realização dos Jogos Escolares de badminton. Nem um mísero tubo de peteca foi comprado para a competição. Toda a estrutura necessária de quadras, redes, postes, petecas de pena, tabelas de jogos, pódio, lanche para os árbitros, tudo foi disponibilizado pela FEBAP. E nem a arbitragem foi paga ainda, como também a de anos anteriores.

A FEBAP lamenta não ter estado presente neste momento tão importante na vida dos nossos atletas, e, mais uma vez, os parabeniza pelas conquistas.

15 de agosto de 2015

No Avertino

E o badminton nas noites de sexta-feira no ginásio do Centro Didático Estadual Avertino Ramos continua firme. Muito obrigado a essa galera que mantém a peteca no ar mesmo com todas as dificuldades do dia, horário, sumiço e depredação de material. Vamos em frente!

Badminton no ginásio Avertino Ramos, Macapá-AP.


.
Treino e prática aberta de badminton
Local: Ginásio Avertino Ramos
Dia: Sexta-feira
Horário: 19h às 22h
ENTRADA FRANCA

13 de agosto de 2015

6 anos

E o blog completa hoje seu 6º aniversário de criação. Muito obrigado a todos pela companhia nesses seis anos de construção deste acervo histórico virtual de tudo o que acontece no badminton aqui no extremo Norte do Brasil. Até agora são 551 publicações com quase 177.000 visualizações. E que venham muito mais!

10 de agosto de 2015

Comunicado de adiamento

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP comunica que, para uma melhor organização do evento, está adiada a realização da 2ª etapa do V Campeonato Amapaense de Badminton do dia 22/08 para 29/08, ficando a data limite para inscrições o dia 27/08. As demais disposições da carta convite permanecem inalteradas.

Ivan Daniel Amanajás
Presidente da FEBAP

29 de julho de 2015

Parabadminton na UNIFAP

A Associação Amapaense de Esporte para Pessoa com Deficiência - AAEPED anunciou que a partir do mês de agosto retornará os treinos de badminton para seus paratletas. O local será o ginásio poliesportivo da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, todas as terças e quintas-feiras das 16h às 17h. Qualquer pessoa portadora de necessidades especiais pode ir conhecer e começar a praticar.

Parabéns ao Prof. Marlon Gomes pelo belo trabalho na AAEPED! E obrigado pela ótima notícia ao blog. Vamos divulgar!

23 de julho de 2015

Pintura nova

Depois de um tempinho parada para reformas, inauguramos ontem a nova pintura da quadra do blog "Badminton no meio do mundo", com um treino da Equipe Elite + convidados. Ficou lindona, não é?

Quadra do blog "Badminton no meio do mundo", em Macapá-AP.

21 de julho de 2015

Carta Convite - 2ª etapa 2015

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP divulgou Carta Convite para a 2ª etapa do V Campeonato Amapaense de Badminton. Confira abaixo:


19 de julho de 2015

Badminton nas férias

Mesmo com as férias escolares nesse mês de julho, onde muitos aproveitam a "folga" dos filhos para também tirarem férias, o badminton no meio do mundo não pára. Fica a dica para quem está pela cidade e quer praticar uma excelente atividade física, com diversão e sem pagar nada!

Toda terça-feira, das 20:00h às 21:30h, no campus I da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, e toda sexta-feira, das 19:00h às 22:00h, no ginásio do Centro Didático Estadual Avertino Ramos.

Badminton na UEAP, terças-feiras, 20:00h às 21:30h.

17 de julho de 2015

Parabéns, Brasil!

O Brasil finalizou sua participação no Pan de Toronto fazendo história! Foram 3 medalhas no total, sendo duas de PRATA, nas duplas masculinas e duplas femininas, e uma de BRONZE nas duplas mistas. Este resultado fantástico deixou o Brasil como terceira potência no total de medalhas.

Nossos medalhistas no Pan 2015, em Toronto, Canadá:
Daniel Paiola e Hugo Arthuso, prata nas Duplas Masuclinas (DM)
Luana Vicente e Lohaynny Vicente, prata nas Duplas Femininas (DF)
Alex Tjong e Lohaynny Vicente, bronze nas Duplas Mistas (DX)


.
Parabéns ao belíssimo trabalho feito pela Confederação Brasileira de Badminton - CBBd nos últimos anos até aqui! Parabéns ao técnico Marco Vasconcelos e sua equipe! Parabéns a todos os atletas da seleção brasileira de badminton, que nos representaram muito bem!

11 de julho de 2015

Badminton no CT

Ontem não houve o tradicional treino e prática aberta de toda sexta-feira no ginásio Avertino Ramos, havia um evento religioso programado para o local, e a quadra do blog "Badminton no meio do mundo" está em reforma, então o jeito foi acolher essa turma que mesmo nas férias não deixa a peteca cair abrindo as portas do Centro de Treinamento da Federação de Badminton do Amapá.

Valeu, pessoal!

Treino noturno no CT da FEBAP

9 de julho de 2015

Quadras da UEAP

Tirei dois dias para ir pela tarde à Universidade do Estado do Amapá - UEAP e, junto com os Professores Aline e Diego, concluir as marcações das quadras de badminton que havíamos iniciado com a Técnica Anna Tainá. Contamos também com a ajuda de alguns atletas/colaboradores nesses dois dias. Agora temos mais quatro quadras de badminton em Macapá, e vamos consolidar mais um pólo de desenvolvimento da modalidade no Estado.

Quadras de badminton no Universidade do Estado do Amapá - UEAP

7 de julho de 2015

Badminton do Jari

O blog faz uma homenagem especial à delegação de badminton da Escola Estadual Munguba do Jari, do Prof. Edinildo Lopes, que viajou 275 km do município de Laranjal do Jari, Sul do Estado, até a capital Macapá para participarem da seletiva dos Jogos Escolares do Amapá 2015, 12-14 anos.

Parabéns aos dois atletas que jogaram muito bem. Obrigado por terem vindo. Quero vê-los atuando novamente em breve, nas próximas etapas do estadual de badminton.

Badminton de Laranjal do Jari-AP nos Jogos Escolares do Amapá 2015

5 de julho de 2015

JEAPs 2015 - Resultado Oficial

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP divulga o resultado oficial da competição de badminton dos Jogos Escolares do Amapá 2015, categoria 12 a 14 anos, torneio seletivo classificatório para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2015, ocorrido no último dia 28/06/2015 no Centro de Treinamento da FEBAP.

Jogos Escolares do Amapá 2015 - 12 a 14 anos - 28/06/2015 - CT da FEBAP

Confira o resultado:

Jogos Escolares do Amapá 2015
BADMINTON
12-14 anos

Simples Masculino (SM)
1º Pedro Henrique dos Anjos Melém (InterGenius)
2º Ítalo Vilhena Pelaes (InterGenius)
3º Tobias de Carvalho Monteiro Junior (Equipe)
3º Abdiel Sousa Pereira (Equipe)

Simples Feminino (SF)
1º Beatrice Santos Pacheco (Conexão Aquarela)
2º Ana Beatriz Melém Castelo (Conexão Aquarela)
3º Inaê Ribeiro Sobrinho (Equipe)
3º Karen Mariana da Silva (Equipe)

Duplas Masculinas (DM)
1º Pedro Henrique dos Anjos Melém / Ítalo Vilhena Pelaes (InterGenius)
2º Tobias de Carvalho Monteiro Junior / Abdiel Sousa Pereira (Equipe)

Duplas Femininas (DF)
1º Beatrice Santos Pacheco / Ana Beatriz Melém Castelo (Conexão Aquarela)
2º Inaê Ribeiro Sobrinho / Karen Mariana da Silva (Equipe)

Escola Campeão no Masculino
InterGenius

Escola Campeão no Feminino
Conexão Aquarela

Classificação Geral das Escolas
1º Colégio Equipe (50 pontos)
2º InterGenius e Conexão Aquarela (45 pontos cada)

Jogos Escolares do Amapá 2015 - 12 a 14 anos - 28/06/2015 - CT da FEBAP








.
Pelo regulamento da competição, apenas os dois primeiros lugares das categorias individuais representarão o Estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2015, 12-14 anos, que será realizada no mês de setembro na cidade de Fortaleza-CE. Portanto, os atletas Pedro Henrique dos Anjos Melém e Ítalo Vilhena Pelaes, da InterGenius, e as atletas Beatrice Santos Pacheco e Ana Beatriz Melém Castelo, da Conexão Aquarela, estão classificados.

Os quatro atletas classificados para a etapa nacional disputarão jogos nas categorias Simples Masculina (SM), Simples Feminina (SF), Duplas Masculinas (DM), Duplas Femininas (DF) e Duplas Mistas (DX).

A FEBAP parabeniza e agradece a todos os atletas e escolas que participaram da competição, em especial aos campeões, e desde já anuncia que serão convocados para inciarem os treinamentos visando uma boa participação na etapa nacional.

Ivan Daniel Amanajás
Presidente/FEBAP

3 de julho de 2015

1ª Etapa 2015 - Resultado Oficial

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP divulga o resultado oficial da 1ª etapa do V Campeonato Amapaense de Badminton, competição válida para o ranking estadual 2015, ocorrida no último dia 27/06/2015 no Centro de Treinamento da FEBAP:

V Campeonato Amapaense de Badminton - 1ª etapa - 27/06/2015 - CT da FEBAP


.
Confira o resultado:

Categoria PRINCIPAL

Simples Masculino (SM)
1º Valdomiro Alexandre Pereira (Corujão)
2º Raimundo Gil Torres (Corujão)
3º Anderson Barbosa (Corujão)
3º Anderson Lucas Guedes (Ettal)

Simples Feminino (SF)
1º Anna Tainá Salviano (AIAPI)
2º Ana Carolina Melém (AIAPI)
3º Erianne Soares (Ettal)

Duplas Masculinas (DM)
1º Ivan Daniel Amanajás / Paulo Ricardo Melém (AIAPI)
2º Valdomiro Alexandre Pereira / Anderson Barbosa (Corujão)
3º Augusto Lustosa Dantas / Alfredo Silveira (AIAPI)
3º Raimundo Gil Torres / Bruno Brazão (Corujão/Ettal)

Duplas Mistas (DX)
1º Paulo Ricardo Melém / Ana Carolina Melém (AIAPI)
2º Ivan Daniel Amanajás / Anna Tainá Salviano (AIAPI)
3º Anderson Lucas Guedes / Erianne Soares (Ettal)

Categoria JOVENS

SUB17

Simples Masculino (SM)
1º Bruno Brazão (Ettal)

Simples Feminino (SF)
1º Ana Carolina Melém (AIAPI)

Duplas Mistas (DX)
1º Bruno Brazão / Ana Carolina Melém (Ettal/AIAPI)

SUB15

Simples Masculino (SM)
1º Alexandre Guilherme Cavalcante (Ettal)
2º Pedro Henrique Melém (AIAPI)

Duplas Masculinas (DM)
1º Alexandre Guilherme Cavalcante / Pedro Henrique Melém (Ettal/AIAPI)

SUB11

Simples Feminino (SF)
1º Vitória Moreira Amanajás (AIAPI)

Simples Masculino (SM)
1º Enzo Moreira Amanajás (AIAPI)

Duplas Mistas (DX)
1º Enzo Moreira Amanajás / Vitória Moreira Amanajás (AIAPI)

V Campeonato Amapaense de Badminton - 1ª etapa - 27/06/2015 - CT da FEBAP






V Campeonato Amapaense de Badminton - 1ª etapa - 27/06/2015 - CT da FEBAP




V Campeonato Amapaense de Badminton - 1ª etapa - 27/06/2015 - CT da FEBAP

.
A FEBAP parabeniza e agradece a todos os atletas que participaram da competição, em especial aos dois atletas Sub17 que, por não terem adversários em sua categoria e nem na categoria acima, aceitaram disputar na categoria Principal e conquistaram ótimos resultados. A FEBAP agradece também aos árbitros, aos familiares dos atletas presentes, aos colaboradores e ao Deputado Estadual Dr. Jaci Amanajás.

V Campeonato Amapaense de Badminton - 1ª etapa - 27/06/2015 - CT da FEBAP

.
Muito obrigado!
Até a próxima!

Ivan Daniel Amanajás
Presidente/FEBAP

20 de junho de 2015

Convite

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP convida toda a comunidade amapaense para prestigiar a etapa estadual dos Jogos Escolares Amapaenses 2015, modalidade Badminton, categoria 12 a 14 anos, que será realizada no próximo dia 28/06, no Centro de Treinamento da FEBAP, situado na Avenida Piauí, nº 152, Pacoval (referência: rua São Paulo, descida da avenida), em Macapá-AP, a partir das 08:30h.

Não perca tempo!

Vamos lá, pessoal! Ainda estão abertas as inscrições até o dia 25! Confirmem suas participações no e-mail febap@hotmail.com.br ou no whatsapp (96) 98111-8733. O pagamento pode ser efetuado no dia na competição.

1ª etapa de 2015 do V Campeonato Amapaense de Badminton

13 de junho de 2015

Bad dos namorados

Não, não foi um evento de badminton para casais apaixonados. Em plena noite de Dia dos Namorados a galera não afrouxou e foi bater na peteca no ginásio do Centro Didático Estadual Avertino Ramos. Valeu, pessoal! Dia de treino é dia de treino, e não se discute!

6 de junho de 2015

Confirmado!

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP confirmou as datas das próximas competições a serem realizadas:

1ª Etapa do V Campeonato Amapaense de Badminton*
Datas: 26 e 27/06/2015
Locais: Avertino Ramos (26) e CT da FEBAP (27)
Horários: 19 às 22h (26) e 08 às 18h (27)
* Mantém-se as demais disposições contidas na carta convite.

Jogos Escolares da Juventude 2015 - Etapa Estadual (12 a 14 anos)
Data: 28/06/2015
Local: CT da FEBAP
Horário: 08:30h

2 de junho de 2015

Curtinhas XVII

Jogos Escolares do Amapá 2015
Foi dada a largada para o maior evento esportivo escolar do Estado. Em uma cerimônia bastante prestigiada pela comunidade escolar e por diversas federações esportivas, houve um belo desfile de atletas de cada modalidade e escolas participantes. O badminton teve papel de destaque através do árbitro nacional Osiel Amoras, que foi o responsável por fazer o juramento da arbitragem.


Pauta de Propostas
Como preparativo para os Jogos Escolares da Juventude, foi realizado o II Congresso Brasileiro de Esporte Escolar, de 10 a 16/05, na cidade de Guarapari-ES, onde estiveram presentes diversos técnicos do badminton brasileiro. Eles aproveitaram a oportunidade para formalizar uma pauta de propostas para crescimento e fortalecimento da modalidade no país. Entre os técnicos estava o Prof. Aldir Dantas, do Amapá.


Badminton no Amazonas
Com muita alegria me veio a notícia da assembleia que pretende dar origem à Federação Amazonense de Badminton - FABd. Há alguns anos tivemos boas interações com a turma que estava começando a movimentar o badminton em Manaus, e chegamos até a realizar uma clínica por lá. Mas por motivos que desconheço o negócio não foi pra frente. Agora parece que vai acontecer, pois foi noticiado no site da Confederação Brasileira de Badminton - CBBd. Que sejam muito bem-vindos, amigos do Norte!

II Etapa Nacional
Por falar em CBBd, foi divulgada a carta convite para a II Etapa do Nacional de Badminton, a ser realizada na cidade de Toledo-PR. Vamos buscar o apoio necessário para enviar nossos atletas amapaenses. A esperança nunca acaba. Confiram as informações clicando aqui.

Badminton da "Antiga"
Já falei disso aqui, mas vou reforçar: tem sido muito legal conseguir reunir semanalmente na quadra do blog "Badminton no meio do mundo" vários ex-praticantes de badminton. Uma turma que, por motivos diversos, deixou as quadras antes, ou pouco depois, da criação da Federação de Badminton do Amapá - FEBAP. Estão pegando ritmo de jogo, e já se mostram interessados nas competições estaduais. Isso é bom!


Quadra do Blog
Também tem sido bacana ver como a turma que está na ativa gosta de treinar na quadra do blog. E cobram mais convites pra isso. Sempre bom esses momentos com vocês, amigos. Vamos sim convidar mais vezes.


Centro de Treinamento
A quadra e o prédio onde está localizado o nosso CT passam por reformas e adaptações, para em breve estarem liberados para mais um ano de parceria com a Federação de Badminton do Amapá - FEBAP.

Escolinha no CT
Inclusive, noticio em primeira mão que ainda este ano darei um grande passo pessoal ao iniciar uma escolinha gratuita para ensinar as noções básicas da teoria e da prática do badminton para crianças carentes das proximidades do CT da FEBAP. Estou ansioso pra começar.

Badminton na UEAP
Seguem firmes os treinos e prática aberta de badminton no ginásio da Universidade do Estado do Amapá - UEAP, às terças-feiras, das 20:00h às 21:30h. A técnica responsável é a Anna Tainá, e suas aulas já começaram a ser elogiadas em um grupo de badminton no whatsapp. Parabéns, Tainá!


Badminton no Avertino
Onde também seguem firmes os treinos e prática aberta do badminton é no ginásio do Centro Didático Estadual Avertino Ramos, às sextas-feiras, das 19:00h às 22:00h. Uns dias mais movimentados, outros menos, mas o importante é que não deixem a peteca cair.


Aberto de Duplas
Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Aberto de Duplas - Taça Super Badminton, da Paraíba, uma competição na qual o Amapá já teve a honra de participar e trazendo um belo resultado, uma medalha de prata. Quem sabe conseguimos participar esse ano novamente, vamos atrás do apoio necessário. Para mais informações visite a página da Federação de Badminton do Estado da Paraíba - FEBAPB.

Mais Notícias
Vejam algumas notícias de destaque retiradas do site da CBBd:

31 de maio de 2015

Imagens da Ação Global 2015

Mais um ano de sucesso absoluto com o badminton na Ação Global. A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP fez um belo trabalho com a garotada ao longo do dia, através do seu vice-presidente Valdomiro Pereira, árbitros Osiel Amoras e Anna Tainá, e alguns atletas. Parabéns a todos!

Confiram algumas imagens:

Badminton na Ação Global 2015, em Macapá-AP, dia 30/05/2015.

29 de maio de 2015

Ação Global 2015

Neste sábado, 30/05/2015, a Federação de Badminton do Amapá - FEBAP estará participando, novamente, de mais uma edição do "Ação Global", que este ano ocorrerá simultaneamente em duas escolas e em um posto de saúde no bairro Zerão, zona Sul de Macapá. As atividades esportivas com badminton serão realizadas na Escola Estadual Nanci Nina Costa, durante todo o dia.

Boa oportunidade para conhecer o 2º esporte mais praticado no mundo. Agradecemos ao Serviço Social da Indústria - SESI no Amapá e à Rede Amazônica de Televisão (Globo/TV Amapá) por manter consolidada a parceria mais um ano.

E seguimos em frente na difusão da modalidade no extremo Norte do país.

25 de maio de 2015

Comunicado

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP comunica que, por motivo de falta de apoio para as premiações, está adiada novamente a realização da 1ª etapa do Campeonato Amapaense de Badminton 2015, para uma nova data que em breve será divulgada. Pedimos desculpas aos atletas, e demais interessados, pelo novo adiamento.

Comunicamos, ainda, que estamos nos últimos acertos com um parceiro antigo do badminton amapaense para garantir as premiações e a realização da competição.

Ivan Daniel Amanajás
Presidente/FEBAP

14 de maio de 2015

O Norte fora do Norte-Nordeste


.
Começa hoje em Aracaju-SE a primeira edição da Copa Norte-Nordeste de Badminton, organizada pela Confederação Brasileira de Badminton - CBBd, e a região Norte não estará sendo representada. Os 04 (quatro) atletas amapaenses inscritos na competição não conseguiram apoio financeiro para se deslocarem até a capital sergipana.

Como o Amapá é o único Estado da região Norte do Brasil com Federação de Badminton devidamente criada e filiada à CBBd, somente atletas daqui poderiam estar oficialmente representando a região na competição, mas infelizmente a falta de apoio à modalidade impediu isso de acontecer. E o pior, nem a imprensa esportiva local ficou sensível à causa.

A Federação de Badminton do Amapá - FEBAP lamenta a ausência dos nossos atletas na Copa Norte-Nordeste de Badminton 2015, e, mesmo com todas as dificuldades, permanecerá sempre buscando o apoio necessário para que nossos atletas consigam representar o Estado e a região Norte em quaisquer competições nacionais ou regionais.