7 de fevereiro de 2011

Olimpíadas Escolares: critérios para o Badminton

A Confederação Brasileira de Badminton - CBBd e o Comitê Olímpico Brasileiro - COB já definiram alguns critérios de inscrição, participação, funcionamento e organização da modalidade nas Olimpíadas Escolares.

O Prof. Aldir Dantas recebeu um e-mail da Coordenadora de Desenvolvimento Esportivo, Vera Mastrascusa, enviado para todos os respresentantes estaduais, contendo as determinações conjuntas da CBBd/COB. Leiam na íntegra:

Prezados Representantes Estaduais para as Olimpíadas Escolares 2011,

Seguem definições da reunião entre CBBd e COB realizada no dia 02/02/2011.
Cabe salientar que todas as determinações foram feitas em conjunto CBBd/COB, respeitando o regulamento geral das Olimpíadas Escolares e as regras e normas da BWF e CBBd.
Regulamento:
Número máximo de atletas por estado: 4 ( 2 masculino e 2 feminino), ficando assim distribuído:
2 SM, 2 SF, 1 DM, 1 DF, 2 DX. O mesmo atleta jogará 3 modalidades (não é obrigatório).
A dupla pode ser formada por atletas de escolas diferentes, pois os mesmos representarão o estado no torneio.
Técnico: somente 1 por estado (será obrigatória a apresentação do CREF)
Idade: nascidos em 1997, 1998 e 1999 (12 à 14 anos)
Data do torneio de badminton: 10, 11 e 12/09/2011
Local: João Pessoa/PB
Na simples, a fase clasificatória será disputada em grupos e por este motivo os jogos serão em 1 set de 21 pontos. Nas demais fases de simples e em todo torneio de duplas será eliminatória simples (3 sets de 21 pontos).
O torneio será realizado nos tapetes (quadras) da CBBd.
Serão utilizadas petecas de pena. Todos os esportes utilizam o material oficial de sua confederação.
A tabela deverá ser sorteada na reunião técnica. Caso um estado só tenha um atleta inscrito ele poderá formar dupla com um atleta de outro estado, mas esta montagem das duplas será realizada na reunião técnica e por sorteio.
Sugerimos que cada estado realize uma seletiva de simples e os dois primeiros colocados no masculino e no feminino se classifiquem para as Olimpíadas Escolares. Estes mesmos atletas formarão as duplas feminina, masculina e mistas.
Esta é uma sugestão. Cada estado pode determinar a melhor forma de escolher os atletas, seja por seletiva, convocação, ou a forma que mais se adequar ao seu estado.
Assim que o regulamento estiver finalizado estaremos enviando para vocês.
Ainda não temos a relação final dos gestores estaduais. Sugerimos que façam contato com a secretaria de educação ou esporte de seu estado para agilizar a inclusão do badminton nos Jogos Escolares - fase estadual.
As inscrições deverão ser realizadas pelos gestores estaduais, conforme regulamento geral das Olimpíadas Escolares.
Estou a disposição para esclarecimentos. Solicito que me comuniquem de todas as suas atividades junto aos gestores estaduais.

Vera Mastrascusa
Coordenadora de Desenvolvimento Esportivo CBBd
Postar um comentário