25 de junho de 2012

Badminton no Amazonas

Está confirmada a estreia do badminton na edição deste ano dos Jogos Escolares do Amazonas - JEAs 2012 (veja a notícia aqui). Estamos no Amapá, o que a gente tem a ver com isso? É que o amapaense Pedro Ivo Amanajás foi convidado para ser o coordenador da modalidade na competição.

Pedro é praticante de badminton há apenas três anos e meio. Conheceu o esporte e desenvolveu sua técnica pessoal aqui no meio do mundo, mas, atualmente residindo em Manaus-AM, não encontra quadras e nem praticantes da modalidade no coração da Floresta Amazônica. Foi exatamente por este motivo que surgiu o convite da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas - SEJEL para ele coordenar os jogos de badminton nos JEAs 2012.

Em 2010 ajudei o Pedro a plantar uma semente do badminton em Manaus (clique aqui para ver), através das aulas de educação física do Prof. Harlei na Escola Nilton Lins. Hoje percebo que essa semente continuou viva, pois foi o Harlei quem colocou o Pedro em contato com a SEJEL. Sei que alguns anos antes a Confederação Brasileira de Badminton - CBBd também esteve em Manaus demonstrando o esporte, então estava mais do que na hora de alguma coisa acontecer. Nada melhor do que um meio tão potente: as escolas.

O Estado do Amapá é o único da região Norte com prática efetiva do badminton, inclusive com Federação filiada à CBBd. Aqui o badminton já faz parte dos Jogos Escolares, e as escolas cada vez mais procuram implantar a modalidade em suas atividades esportivas.

Parabéns ao Estado do Amazonas por incluir o badminton em seu Jogos Escolares. Nós, aqui do meio do mundo, estamos à disposição para ajudar no que pudermos.

----------------------------------------------------
Atualização em 30/06/2012

Olha aí os manauaras se preparando pros JEAs.

http://globotv.globo.com/rede-amazonica-am/bom-dia-amazonia/v/esporte-diferente-vai-ser-atracao-nos-jogos-escolares-do-amazonas-o-badminton/2011975/

2 comentários:

Aldir - Badminton disse...

E TOME BADMINTON no Norte do País!

Anônimo disse...

Grande amigo Aldir

Parabéns

Manoel Gori