23 de novembro de 2009

Táticas de jogo - 3ª parte

Estratégias de Simples (Masculino e Feminino)

II - Ataque e Defesa

2) Usando golpes por baixo

Nos golpes por baixo a quadra inteira é uma zona defensiva, embora um jogador inteligente possa transformar defesa em ataque.

2.2) Seleção de golpes de zona defensiva

Basicamente, um jogador tem duas escolhas em golpes por baixo:
(a) Net-shot
(b) Lob

O jogador deve escolher qual destas respostas usar e para qual canto da quadra baseado da posição do oponente e da sua própria. A discussão anterior sobre base e dimensões devem ser levadas em conta.

Um net-shot direcionado a qualquer canto com uma trajetória bem próxima à rede e com uma queda vertical imediatamente depois dela, fará com que a peteca caia a poucos centímetros da rede forçando seu oponente para a defensiva reduzindo o número de possíveis respostas.

Se a peteca está muito perto da rede é impossível levantá-la à linha de fundo - a rede está no caminho - até mesmo quando é possível um lob, este só pode ser feito usando grande altura, tornando a resposta adversária fraca. Fique atento para o net-shot cruzado: é o único que realmente pode pegar você de surpresa.

Vamos ver agora o lob para o fundo da quadra. Estes golpes são completamente defensivos em natureza mas são necessários:
(a) quando seu oponente está em posição atacar um golpe na rede e;
(b) quando um golpe de rede pode tirar você de posição.

É muito importante que o golpe seja batido tão alto quanto possível de forma que a peteca caia verticalmente próxima a linha de fundo, dando a você tempo suficiente para voltar a sua base.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo
Postar um comentário