29 de dezembro de 2009

Táticas de jogo: 7ª parte

Estratégias de Duplas (Masculino e Feminino)

III - Jogando na Ofensiva

Quando um time entra em ofensiva no badminton, ele divide a quadra para maximizar seu poder de ataque. A melhor divisão já desenvolvida é o "frente e atrás". Nesta divisão, um jogador (A) cobre a metade da quadra próxima a rede e o outro jogador (B) cobre a metade mais próxima à linha de fundo:



Note que neste tipo de zona ofensiva, cada jogador tem uma área definida de responsabilidade. Este é um conceito importante para o bom ataque e também para o time que se defende dele.

Vamos assumir que o jogador "A" está no ataque perto da rede e jogador "B" está no ataque perto da linha de fundo. Os jogadores "A" e "B" devem geralmente estar no centro das áreas as quais eles são responsáveis. Se um deles sai dessa base central, o outro jogador se move imediatamente para manter o equilíbrio.

O jogador "A" deve agir como um atacante, tentando forçar os oponentes a levantar a peteca, assim jogador "B" poderá cortar. É claro que o jogador "A" deve cortar sempre que surgir a oportunidade, mas geralmente seus golpes são o net-shot ou o push.

No sistema "frente e atrás", o jogador "frente" tem que tentar interceptar todos os golpes que não sejam altos o bastante para o jogador "atrás" cortar.

Assim, quando no ataque, a raquete deve ser mantida para cima na altura da sua cabeça e a peteca deve ser batida para baixo ou chapada sempre que possível. Se não for possível, deve ser cruzada próxima à rede. O jogador "B" não deve cortar cruzado a menos que haja um ponto fraco dos oponentes facilmente explorável.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: