6 de janeiro de 2010

Táticas de jogo - 8ª parte

Estratégias de Duplas (Masculino e Feminino)

IV - Jogando na Defensiva

A divisão da quadra para a zona defensiva em badminton é quase um oposto completo. Neste caso, os jogadores adotam o posicionamento "lado a lado" usando a linha central para dividir suas zonas de ação:

Os jogadores "A" e "B" estão em posição de defesa, esperando cortadas. Eles tomam, então, posição a dois terços ou três quartos do comprimento da quadra com suas raquetes ao nível da cintura e algo à sua frente como for confortável.

Ao devolver os smashes, drop-shots ou clears de seus oponentes, evite balões ou levantadas de volta - isto permite a seus oponentes permanecerem no ataque e faz com que você permaneça na defesa. Em vez de levantar, use net-shots ou golpes laterais, como o push.

Se você tiver que levantar a peteca, bata alto e para os cantos próximos à linha de fundo. Uma alternância cuidadosa destas três alternativas vai manter seus oponentes fora de equilíbrio e pode forçá-los a um balão permitindo ao seu time ir para o ataque.

Lembre-se que um clear ou lob alto pode ser muito efetivo contra um time que não sabe cortar, ou se passar por algum foco de luz.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo

Nenhum comentário: