22 de fevereiro de 2010

Táticas de jogo - 12ª parte

Estratégias de Duplas Mistas

II - Saque para Homens

Como o homem em duplas mistas convencionais cobre a área da quadra delimitada pela linha frontal de saque, as linhas laterais e a linha de fundo, ele tem que sacar do centro desta área assim ele estará em posição de alcançar a resposta do saque.

Isto fica mais aparente quando lembramos que o saque que é golpeado abaixo da linha da cintura é um golpe defensivo. O homem deve servir, então, aproximadamente um passo atrás da linha de saque frontal e bem perto da linha central. Considerando que ele saca um pouco atrás, o saque leva mais tempo para cruzar a rede o que permite aos oponentes mais tempo para correr e cortar. Sendo assim, o serviço do homem também deve ser bem rente à rede e deve ser batido com velocidade para evitar a questão de velocidade anteriormente mencionada.

Novamente, é quase irrelevante o quão dentro da linha de saque frontal do adversário a peteca cai, contanto passe bem rente ao topo da rede. Como a mulher, o homem deve praticar variações de saque tão disfarçadas quanto possível e deve alternar estes saques no jogo. Claro que, tanto mulheres quanto homens devem explorar qualquer fraqueza óbvia na recepção de saque de seus oponentes.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP
Postar um comentário