22 de março de 2010

A importância do alongamento

Há pouco mais de duas semanas eu fiz uma postagem aqui no blog falando sobre alongamento no badminton. Algum tempo depois eu encontrei no site da Confederação Brasileira de Badminton um texto que falava exatamente sobre isso, enfatizando a necessidade de flexibilidade do atleta, e nada melhor para conseguir isso do que um bom alongamento. Vamos ao texto:

Alongamento e sua Importância

A flexibilidade e o alongamento são os maiores esquecidos nos treinos físicos. Frequentemente, quando fazemos um forte exercício, parecemos exaustos e desmotivados a fazer qualquer outra coisa. Entretanto, quando alongamos, na maioria das vezes o exercício é recebido com grande aceitação.

A flexibilidade é um importante componente de qualquer programa de exercícios e de todos os esportes, e aqui falaremos as razões desta afirmação.

1) Um músculo alongado suporta melhor o exercício do que o que não foi além de evitar contusões.

2) Com mais liberdade de movimento, maior a velocidade e força do exercício. Isto conduzirá a um maior conforto ao executar todo o movimento ou ao se exercitar, e trará melhorias no desempenho atlético.

3) O alongamento aumenta a escala do movimento e realçam a recuperação do exercício ajudando a diminuir o desperdício metabólico dos músculos.

Os músculos sem flexibilidade podem causar dor e lesões. Isto é comum principalmente na parte mais baixa da coluna das pessoas que correm, pedalam ou ficam apenas sentados numa mesa o dia inteiro. Estão aqui alguns métodos para você trabalhar sua flexibilidade e algumas informações a respeito de alongamento e flexibilidade:

Um rápido aquecimento

Num rápido aquecimento, você pode perceber se os músculos estão preparados para os exercícios, com meio segundo os alongando. Isso vai ajudá-lo a preparar seu corpo especificamente para o tipo de esporte ou atividade que fará. Esses exercícios elevam a temperatura do corpo e preparam o físico para os movimentos dos exercícios, lubrificando os músculos para uma melhor performance, prevenindo lesões. Um exemplo é colocar o braço através do peito e segurá-lo com o braço oposto por um segundo e repetir o movimento, para aquecer os braços e alongar os ombros. Tente se exercitar com e sem esse aquecimento para perceber a diferença de como você trabalha melhor.

Alongamento parado

Executado melhor após um aquecimento cardiovascular, quando os músculos esquentam e as junções são lubrificadas. Cada músculo é esticado no ponto máximo de tolerância e prendido por ao menos 30 segundos. Este é o ponto onde sua flexibilidade melhora e a recuperação é realçada.

Alongamento com companhia

É sempre bom você pedir para alguém alongá-lo. Além disso, torna o exercício mais divertido.

Ioga

A Ioga é um excelente método para você melhorar sua flexibilidade, e ao mesmo tempo aproveitar outros inúmeros benefícios de uma prática antiga.

Para profissionais

Consulte seu instrutor pessoal, seu massagista ou o outro profissional de saúde e peça para educá-lo sobre a flexibilidade, ou melhor, para trabalhar com você regularmente. A maioria das pessoas não sabe que esses serviços são oferecidos por profissionais e não tiram vantagens dos ótimos resultados.

Fonte: Confederação Brasileira de Badminton - CBBd
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