(Esse post eu surrupiei do Blogminton, do amigo Nagato)
No Brasil, ainda não é comum encontrar publicações sobre o badminton. Porém, navegando pela internet, esbarrei no seguinte artigo, muito interessante: “Fugindo do quadrado mágico. O Badminton nas aulas de Educação Física na proposta crítico-superadora”, das professoras Verlane F. de Lorenzi e Ana L. Cardoso. O tal quadrado mágico é formado pelo futebol, voleibol, handebol e basquetebol.
O trabalho, feito em 2008, em Santa Catarina, trata de uma investigação do ensino do badminton nas aulas de educação física, como alternativa ao quadrado mágico.
Entre as conclusões do trabalho, destaco o interesse dos alunos por uma atividade nova (fora do quotidiano escolar), o pedido dos próprios alunos para realizar uma competição de badminton e a participação conjunta de meninos e meninas, quebrando algumas barreiras tradicionais de esportes chamados separatistas.
Confiram o artigo completo em http://www.cds.ufsc.br/pet/SEF2008/anais/trabalhos/orais/verlane.pdf.
Comentário meu: não sou da área de Educação Física, mas não tenho dúvidas do interesse que o badminton desperta entre a garotada. Na próxima sexta-feira vou ver exatamente isso aqui em Macapá. Aguardem novidades.
No Brasil, ainda não é comum encontrar publicações sobre o badminton. Porém, navegando pela internet, esbarrei no seguinte artigo, muito interessante: “Fugindo do quadrado mágico. O Badminton nas aulas de Educação Física na proposta crítico-superadora”, das professoras Verlane F. de Lorenzi e Ana L. Cardoso. O tal quadrado mágico é formado pelo futebol, voleibol, handebol e basquetebol.
O trabalho, feito em 2008, em Santa Catarina, trata de uma investigação do ensino do badminton nas aulas de educação física, como alternativa ao quadrado mágico.
Entre as conclusões do trabalho, destaco o interesse dos alunos por uma atividade nova (fora do quotidiano escolar), o pedido dos próprios alunos para realizar uma competição de badminton e a participação conjunta de meninos e meninas, quebrando algumas barreiras tradicionais de esportes chamados separatistas.
Confiram o artigo completo em http://www.cds.ufsc.br/pet/SEF2008/anais/trabalhos/orais/verlane.pdf.
Comentário meu: não sou da área de Educação Física, mas não tenho dúvidas do interesse que o badminton desperta entre a garotada. Na próxima sexta-feira vou ver exatamente isso aqui em Macapá. Aguardem novidades.
7 comentários:
Caro Ivan,
não tenha dúvidas que o badminton desperta muito interesse na garotada. Nas poucas escolas em que o badminton foi implantado aqui, virou febre (e a febre não baixa, heheh).
Tenho certeza que, se o poder público resolver investir no badminton nas escolas (e não é tão caro assim), o badminton vai arrebentar!
E temos depoimentos de alguns professores educação física (eu também não sou da área) que é possível trabalhar motricidade e diversas valências físicas com o badminton. Além de ser um esporte de raquete e unir meninos e meninas na mesma atividade.
Grande abraço e obrigado pela divulgação do post!! :)
Nagato
O que vc tah pretendendo fazer? Conquistar o mundo com uma raquete?? rsrssrrs... se for isso me liga q levo a minha... aihai
Nagato,
torço muito pro badminton arrebentar. Aqui em Macapá estamos trabalhando pra isso.
Abraço.
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Fred,
quanto mais raquetes, melhor.
hehehe...
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