16 de março de 2011

Badminton e Psicologia

Aspectos Psicológicos

Uma análise feita com jogadores de badminton mostrou altos níveis de ansiedade antes de competições e uma grande falta de concentração (MENDO e MACÍAS, 2002). Com o intuito de melhorar o desempenho dos atletas, a psicologia vem atuando de forma direta na preparação dos atletas desta modalidade.

Para o êxito de um treinamento/preparação psicológico, tanto no badminton quanto em qualquer outra modalidade, é fundamental adequar o processo à preparação física, técnica e tática. Desta forma, temos o papel do treinador com grande importância. Detectando os pontos fortes e fracos de seus atletas e relatando-os ao psicólogo, este por sua vez terá seu trabalho facilitado, aumentando conseqüentemente a probabilidade de melhora na performance motivacional do atleta.

Para tal, o psicólogo deve identificar, analisar e atuar de forma positiva em diversos fatores que podem influenciar o rendimento do atleta. Em outras palavras, ansiedade, estado de humor, fatores de personalidade e conduta desportiva são, entre outros, fatores essenciais para serem trabalhados. No entanto, são ferramentas que devem ser trabalhadas de acordo com a necessidade e demanda de cada indivíduo.

Outro tema que pode ser abordado nas sessões é a respiração. Segundo LICHESTEIN (1988 apud MENDO e MACÍAS, 2002), os diversos métodos de respiração, além de serem de fácil assimilação, podem contribuir de forma direta no relaxamento, atuando de forma positiva no Sistema Nervoso. Isto acarreta na diminuição dos batimentos cardíacos, dilatação periférica, atividade cortical, etc.

Observando a atuando na preparação psicológica do atleta, deve-se sempre levar em consideração os objetivos e metas a serem atingidos. Portanto, pode-se concluir que para um impacto positivo resultante deste processo de treinamento é condição “sine qua non” a atuação harmoniosa entre técnico, atletas e psicólogo.

REFERÊNCIAS
MENDO, A.H.; MACÍAS, M.M. Planificacion de Un Programa de Intervencion Psicologica En Badminton. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 8 - N° 45 - Febrero de 2002

Nenhum comentário: