3 de março de 2010

Artigos sobre badminton

(Esse post eu surrupiei do Blogminton, do amigo Nagato)

No Brasil, ainda não é comum encontrar publicações sobre o badminton. Porém, navegando pela internet, esbarrei no seguinte artigo, muito interessante: “Fugindo do quadrado mágico. O Badminton nas aulas de Educação Física na proposta crítico-superadora”, das professoras Verlane F. de Lorenzi e Ana L. Cardoso. O tal quadrado mágico é formado pelo futebol, voleibol, handebol e basquetebol.

O trabalho, feito em 2008, em Santa Catarina, trata de uma investigação do ensino do badminton nas aulas de educação física, como alternativa ao quadrado mágico.

Entre as conclusões do trabalho, destaco o interesse dos alunos por uma atividade nova (fora do quotidiano escolar), o pedido dos próprios alunos para realizar uma competição de badminton e a participação conjunta de meninos e meninas, quebrando algumas barreiras tradicionais de esportes chamados separatistas.

Confiram o artigo completo em http://www.cds.ufsc.br/pet/SEF2008/anais/trabalhos/orais/verlane.pdf.

Comentário meu: não sou da área de Educação Física, mas não tenho dúvidas do interesse que o badminton desperta entre a garotada. Na próxima sexta-feira vou ver exatamente isso aqui em Macapá. Aguardem novidades.

7 comentários:

Unknown disse...

Caro Ivan,

não tenha dúvidas que o badminton desperta muito interesse na garotada. Nas poucas escolas em que o badminton foi implantado aqui, virou febre (e a febre não baixa, heheh).

Tenho certeza que, se o poder público resolver investir no badminton nas escolas (e não é tão caro assim), o badminton vai arrebentar!

E temos depoimentos de alguns professores educação física (eu também não sou da área) que é possível trabalhar motricidade e diversas valências físicas com o badminton. Além de ser um esporte de raquete e unir meninos e meninas na mesma atividade.

Grande abraço e obrigado pela divulgação do post!! :)

Nagato

Anônimo disse...

O que vc tah pretendendo fazer? Conquistar o mundo com uma raquete?? rsrssrrs... se for isso me liga q levo a minha... aihai

Ivan Daniel disse...

Nagato,
torço muito pro badminton arrebentar. Aqui em Macapá estamos trabalhando pra isso.
Abraço.

-------------------------------------

Fred,
quanto mais raquetes, melhor.
hehehe...

Anônimo disse...

I dont know what to say. This web site is amazing. Thats not truly a actually substantial statement, but its all I could come up with soon after reading this. You know a great deal about this subject. Much making sure that you produced me wish to understand additional about it. Your web site is my stepping stone, my buddy. Many thanks for that heads up on this theme.

Ivan Daniel disse...

Thank you, anonymous. You're welcome. See you later.

Anônimo disse...

This is wonderful blog. I love it.

Ivan Daniel disse...

Thanks.