26 de março de 2010

Táticas de jogo - 15ª parte

Estratégias de Duplas Mistas

V - Jogo ofensivo: Tarefas da Mulher


Em duplas mistas convencionais, a quadra ofensiva é dividida em duas zonas com a mulher ficando responsável pela área entre a rede e um passo atrás da linha de saque frontal. Sugere-se que as mulheres encorajem seus parceiros masculinos a ocasionalmente treinar nessa posição para conhecer e reconhecer as dificuldades desta. É posição difícil e envolve constantes agachamentos, antecipação e movimento rápido e é uma posição suicida se a peteca é erguida inesperadamente.

Nesta posição "frente", a mulher é responsável por todos os golpes de rede e rebater tantos golpes chapados quanto possíveis, especialmente os cruzados. Ela deve evitar erguer a peteca a todo custo. Sendo assim, ela tem que ser muito eficiente no jogo de rede e bloqueio de golpes chapados.

Mantenha raquete para cima e ligeiramente inclinada para a frente assim qualquer golpe que bata nela retornará numa trajetória plana ou descendente. Golpeie na de rede tão alto quanto possível, preferivelmente com golpes de cima para baixo. Quando bloqueando tiros chapados, bloqueie, não tente nenhum efeito para evitar a condução.

Lembre, seu trabalho é dar jogo a seu parceiro forçando seus oponentes a levantar a peteca ou terminar rallies com golpes tão próximos à rede de forma que não haja resposta possível. Esteja certa de ser capaz de cortar bem para baixo, evitando cortar para o meio da quadra onde o homem do time adversário tem chance de rebater. O resultado de uma cortada deste tipo é perder a vantagem ofensiva que você tenha conseguido.

De fato, é uma boa idéia para uma mulher jogando duplas mistas, evitar bater um golpe para o homem adversário.

Fonte: Federação de Badminton do Estado de São Paulo - FEBASP

2 comentários:

Unknown disse...

Ivan,

apenas acrescentando um comentário. À medida que o nível técnico dos jogadores aumenta, as mulheres conseguem equilibrar mais o jogo.

Prova disso é ver os vídeos de jogos de alto nível no youtube, onde as mulheres defendem smashes de homens e também fazem fundo de quadra.

Grande abraço,

Nagato

Ivan Daniel disse...

Valeu pelo acréscimo, Nagato. Abraço.